terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Viajar


A MELHOR MANEIRA DE CONHECER DIFERENTES CULTURAS
Acredito que viajar é uma experiência inesquecível e imprescindível para as pessoas que estão sempre em busca de conhecimento. Com uma boa programação financeira podemos fazer um sonho virar realidade, pois esse investimento é algo que ninguém pode tirar de você.
“Quem tem boca vai a Roma”, e eu diria “quem tem conhecimento de inglês, fala com o mundo.” Recentemente fiz uma viagem à Europa e mesmo em uma cidade alemã de menos de 300 mil habitantes, onde imaginava que as pessoas só falassem alemão, fui surpreendida com as pessoas em cafés, mercados, estações de trem, lojas e restaurantes, respondendo às minhas solicitações em inglês e quebrando a imagem que eu tinha de que os alemães eram pessoas sisudas. Mesmo em Paris, com o meu francês “frágil”, me senti à vontade em usar o inglês, quebrando também a imagem equivocada que eu tinha dos franceses.
As fotos a seguir contam um pouco dessa viagem e dão uma ideia do quanto se pode aprender visitando diversas culturas.
1.       O Palácio de Buckingham é a residência oficial do monarca britânico em Londres, Inglaterra.



2.       Big Ben, ao contrário do que muitos pensam, não é o famoso relógio do Parlamento Inglês, nem tão pouco a sua torre. É o nome do sino, que pesa 13 toneladas e que foi instalado no Palácio de Westminster durante a gestão de sir Benjamin Hall, ministro de Obras Públicas da Inglaterra, em 1859. Por ser um sujeito alto e corpulento, Benjamim tinha o apelido de Big Ben.

3.       O Arco do Triunfo (francês: Arc de Triomphe) é um monumento, localizado na cidade de Paris, construído em comemoração às vitórias militares de Napoleão Bonaparte, o qual ordenou a sua construção em 1806. Inaugurado em 1836, a monumental obra detém, gravados, os nomes de 128 batalhas e 558 generais. Em sua base, situa-se o Túmulo do soldado desconhecido (1920). O arco localiza-se na praça Charles de Gaulle, uma das duas extremidades da avenida Champs-Élysées.


 
4.       A Torre Eiffel (em francês: Tour Eiffel, /tuʀ ɛfɛl/) é uma torre treliça de ferro do século XIX localizada no Champ de Mars, em Paris, que se tornou um ícone mundial da França e uma das estruturas mais reconhecidas no mundo. A Torre Eiffel, que é o edifício mais alto de Paris, é o monumento pago mais visitado do mundo, milhões de pessoas sobem na torre a cada ano. Nomeada após seu projetista, o engenheiro Gustave Eiffel, a torre foi construída como o arco de entrada da Exposição Universal de 1889.
5.       O Museu do Louvre (Musée du Louvre), instalado no Palácio do Louvre, em Paris, é um dos maiores e mais famosos museus do mundo. Localiza-se no centro de Paris, entre o rio Sena e a Rue de Rivoli. O seu pátio central, ocupado agora pela pirâmide de vidro, encontra-se na linha central dos Champs-Élysées, e dá forma assim ao núcleo onde começa o Axe historique (Eixo histórico).


6. Bielefeld é uma cidade do Estado da Renânia do Norte-Vestfália, na Alemanha. Bielefeld, assim como Wuppertal, é também considerada, pelas estatísticas policiais, a cidade mais segura da Alemanha. Internacionalmente a cidade também é conhecida por ser sede de uma das maiores empresas no ramo alimentício: a Dr. Oetker, pelo time de futebol Arminia Bielefeld e ainda pela renomada Instituição Bethel (v. Bodelschwinghsche Stiftungen Bethel), que é reconhecida mundialmente no tratamento de deficientes, pessoas com transtorno mental, além do tratamento de outras doenças.
7.       O Portão de Brandemburgo ou Porta de Brandemburgo (em alemão: "Brandenburger Tor") é um tipo de arco do triunfo, símbolo da cidade de Berlim, capital e maior cidade da Alemanha. É o único remanescente de uma série de outras entradas de Berlim. Constitui na terminação monumental da "Unter den Linden" (uma das principais venidas da cidade), que dá acesso à residência real.


8.       Berliner Dom é um templo barroco localizado na cidade alemã de Berlim, na ilha no rio Spree.  Construído em estilo barroco, com influências renascentistas italianas de 1894 a 1905. Durante a II Guerra Mundial foi atingido por uma bomba e sua reconstrução foi iniciada em 1975 e concluída em 1993, quando foi reaberto. Dentro do Berliner Dom, você pode ver o belo órgão de Wilhelm Sauer. Além disso, você encontrará um magnífico túmulo sarcófago do Rei Friedrich I e de sua mulher Sophie Charlotte.




9.       Colônia na Alemanha - O próprio nome da cidade é testemunho de seu passado romano. Além do legado dos tempos romanos, da idade média, e principalmente da catedral mais famosa do mundo, Colônia possui um cenário cultural e artístico extremamente ativo. Juntamente com o centro para as atividades carnavalescas, a cidade é a “capital do joie de vivre (alegria de viver) do Reno”, além de ser um local extremamente atraente para a realização de feiras e convenções. Colônia é uma cidade amigável, aberta e descomplicada.

10.   O Museu Romano-Germânico (Römisch-Germanische Museum ) apresenta a herança arqueológica de Colônia.

Poderia dizer que realizei um sonho, viajando por esses países, porém, mais do que isso, tive a certeza da importância de se saber uma segunda língua, o que facilitou e muito a minha passagem por lugares magníficos e sei que pelo menos essa barreira, a da língua, podemos superar.



6 comentários:

  1. Obrigada pela carona!Amei a viagem...Alem de Teacher, guia turistica!
    Bjs,Ana.

    ResponderExcluir
  2. Por nada. Já estou programando outra viagem com a Carol. Imagine nós duas na Europa? rsrsrs. bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi Dinda !!!!! Parabéns pelo blog...tá muito lindo...Depois vc me ajuda a fazer um ? O pessoal da Alemanha pediu...
    beijos e até amanhã.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo blog e pela bela viagem conhecendo
    outros países.É maravilhoso só enriquece a vida. Continue a viajar para nos contar maravilhas.....
    Até breve.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Mala? rsrsrsrs. Com certeza eu ajudo. até amanhã.

    Brigada, tia Marly. Temos que nos encontrar prá dividir as experiências de viagem. bjs

    ResponderExcluir
  6. E pra São Mateus nem pensar, né? Tagaçaba então, nem quer ouvir falar...que dirá então Paranaguá ou ainda Praia de Leste, Lapa, Contenda, Garuva....tantos lugares bonitos!

    ResponderExcluir