sábado, 29 de janeiro de 2011

Fish & chips

Ir a Londres e não pedir o tradicional Fish & Chips é como vir ao Brasil e não provar uma caipirinha. É uma das ‘fast-food’ mais famosas da Inglaterra. Suas origens vem da coincidência de dois fatores, em meados do século 19: o aumento da pesca de arrastão e o alastramento das ferrovias. De repente, havia muito mais peixe no mercado e a ferrovia podia levar o peixe fresco para o interior do pais, aumentando assim o número de consumidores.

Existem muitos restaurantes na Inglaterra especializados em Fish & Chips. O prato custa em média 12 libras com alguns tipos de peixe, batatas fritas e alguns outras guarnições, como o purê de ervilhas. Não é barato se transformarmos em real, mas quando se está de viagem à Europa, à Inglaterra principalmente, devemos esquecer um pouco a conversão e curtir o passeio. Ou você nunca sai da sua cidade Natal e passa a vida inteira economizando dinheiro e deixando de experimentar novas culturas.
O peixe é coberto numa massa à base de farinha de trigo e frito até a massa ficar crocante. As batatas são cortadas bem grossas, logo ficam crocantes por fora, mas macias por dentro.
Pode-se pedir para viagem, mas o legal mesmo é sentar em um daqueles restaurantes do centro de Londres e ver a movimentação das pessoas entrando e saindo e passando pela rua. Eu acho isso formidável. Esse prato foi o que eu pedi em um restaurante da Oxford Street. 

Outra pergunta que eles sempre fazem é “Salt and Vinegar?”. Pra quem nunca experimentou, por incrível que pareça vinagre vai super bem com a batatas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário